Pular para o conteúdo

Sobre Caetité

19 de julho de 2010
Caetité é um município localizado na região Centro Sul da Bahia, com uma população de aproximadamente 46 mil habitantes (dados do IBGE, 2007). A sua taxa de crescimento populacional entre 2000 e 2007 foi de 0,36% ao ano, menor que a média estadual (1,21%).

Com uma acelerada taxa de urbanização, acima de 50%, Caetité começa a apresentar alguns problemas relacionados principalmente a habitação e transportes.

Já há sinais de inchamento urbano na periferia da cidade, o que preocupa, em termos de saúde pública, pela baixa porcentagem de domicílios com acesso a algum esgotamento sanitário (menor que a taxa estadual e bem menor que a taxa Brasileira).

A expectativa de vida no município é de 68,53 anos, menor que a estadual, 72 anos. Na educação, Caetité tem um número de pessoas com menos de um ano de instrução maior que a média estadual, com uma taxa de analfabetismo de 39% da população (dados do IBGE, senso 2000).

A quantidade de famílias com renda abaixo de 1 salário mínimo é grande, ultrapassando os 80 %, refletindo uma distribuição de renda menor que a média estadual: o índice Gini, utilizado para auferir a desigualdade social, registrou 0,68 em 2000, o que, comparado com o índice de 1991 (0,62), revela um aumento da concentração de renda – os 20% mais ricos, detém 70,3 % da renda do município (em 1991, era 65,9%).

Entretanto, apesar da concentração de renda e desigualdade, Caetité vem registrando um aumento no índice de desenvolvimento humano (IDH) expressivo, de 0,558 em 1991, para 0,673, em 2000, ocupando a 52ª posição em relação aos municípios do estado, provavelmente causados por uma melhoria geral na renda da população e pela própria urbanização, principalmente no que diz respeito ao acesso à educação.

História – A povoação de “Caetaté” ou “Caiteté” foi, originalmente uma aldeia de índios Caetés. Com a exploração aurífera da região, essas terras foram passagem obrigatória das bandeiras do sul para as minas de Rio de Contas e Monte Alto. Por causa do pasto e da produção de cereais, a região ficou conhecida como um bom ponto de abastecimento e descanso.

Em 5 de Outubro de 1759, as terras foram incorporadas à Coroa, que ordenou a criação da vila de Caetité, que só ocorreu em 1819, com o nome de Vila Nova do Príncipe e Santa Ana do Caiteté. Em 5 de Abril do mesmo ano foi criado o município, desmembrado de Jacobina.

O comércio em feira é uma as atividades mais populares da região

Economia – A pecuária é uma atividade importante em caetité, com 46.498 cabeças de gado bovino, dados do censo agropecuário de 2006. Entretanto, com a urbanização crescente, o agravamento do problema da água no município, é esperado que esta participação na economia dos produtos agropecuários diminuam bastante.

A agricultura é praticamente de subsistência, sendo vendido o excedente da produção (agricultura familiar) em feiras ao ar livre, principalmente.

Aparentemente, a mineração é a principal atividade econômica em expansão no município. Além da extração e beneficiamento do urânio, as jazidas de ferro começarão a serem exploradas pela Bahia Mineração. O depósito de ferro conta com 4 a 6 bilhões de toneladas, e uma produção anual estimada em cerca de doze milhões de toneladas anuais – a terceira maior do Brasil.

Com o crescimento urbano os setores de serviços tendem a crescer, e já hoje representam uma parte bastante considerável da economia municipal.

Além dos setores acima relacionados, existe também a atividade de tecelagem. Caetité já foi considerado o maior centro de tecelagem manual da Zona do Sudoeste, com a fabricação de vários artigos, como cobertores, pano de calça, redes, entre outros.

No comments yet

Deixe um comentário